Modelo TCP/IP

O modelo TCP/IP(Transmission Control Protocol/Internet Protocol) surgiu de uma necessidade específica, graças ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD),  e permite a comunicação entre dois computadores em qualquer parte do mundo. Os EUA queriam uma rede que conseguisse fazer contato com outras máquinas independente de qualquer aspecto ocorrido, tais como uma guerra. Dentro de um contexto de guerra, todos os sinais utilizados para a comunicação como cabos ou satélites, podem ser desativados facilmente, por isso, foi desenvolvido o modelo de referência TCP/IP, que suporta fatores extremos como por exemplo uma guerra nuclear.

Para fazer com que o modelo seja mais gerenciável, ele é dividido em quatro camadas menores, são elas:

  1. A camada de Rede
  2. A camada de Internet
  3. A camada de transporte
  4. A camada de aplicação

Modelo OSI

Decorrente da criação de uma grande quantidade de redes, viu se necessário criar um modelo de rede que ajuda o desenvolvedores a implementar novas redes que poderiam se comunicar e trabalhar juntas (conceito também conhecido como interoperabilidade), sendo assim, o modelo de referência OSI(Open System Interconnection) foi desenvolvido.

O modelo OSI, é o modelo fundamental para comunicações em rede, e é considerado a melhor ferramenta disponível para ensinar as pessoas a enviar e receber dados através de uma rede. Diferentemente do modelo TCP/IP, o modelo OSI é um modelo mais complexo, por isso exige de mais camadas, tais como:

  1. A camada Física
  2. A camada de Enlace
  3. A camada de Rede
  4. A camada de Transporte
  5. A camada de sessão
  6. A camada de apresentação
  7. A camada de Aplicação

Comparativo entre os modelos

Analisando bem os dois modelos, podemos encontrar algumas semelhanças e também diferenças entre os dois, lembrando sempre que os profissionais de rede devem conhecer ambos, independente dos fatores. Podemos apontar como semelhança o fato de ambos estarem divididos em camadas, além da tecnologia de comutação de pacotes, que é presumida por ambos. Algumas camadas tem o mesmo nome nos dois modelos, mas isso não significa exatamente que elas exercem a mesma função. Como diferenças primordiais, nós podemos apontar que o  TCP/IP tem características mais simples, pois possui menos camadas, já que algumas de suas camadas exercem a mesma função que duas camadas são necessárias pra fazer no modelo OSI. Outra coisa importante também a ser relatada, é que os protocolos do modelo TPC/IP, são os protocolos padrões em torno do meio em que a internet se desenvolveu, e também, nenhuma rede foi criada em torno dos protocolos do modelo OSI, que é mais utilizado como guia para o processo de comunicação. Com isso, o modelo mais “simples” de referência tem mais credibilidade, somente por conta de seus protocolos.

 

Referências 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_OSI

http://eureka-sys.net/ESCOLA-aponts/ComDados/M03/aponts/1.6.htm

http://waltercunha.com/blog/index.php/2009/04/22/modelo-osi-x-tcpip/

 

Anúncios